Teatro Tobias Barreto é Reinaugurado após Reforma

Com capacidade para mil e trezentos lugares, esta foi a primeira vez que o Teatro passou por uma grande reforma

Palco dos principais eventos realizados no estado, o Teatro Tobias Barreto passou por uma ampla reforma com o objetivo de promover melhor acessibilidade, comodidade e conforto ao público sergipano. Nesta sexta-feira (23), o espaço foi entregue à população sergipana pelo governador Belivaldo Chagas, acompanhado da vice-governadora Eliane Aquino, e do representante das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), Edio José Rodenheber.  

A solenidade contou com a apresentação de grupos de cultura popular, Orquestra Sinfônica de Sergipe, participação da cantora Patrícia Polayne e do Coro da Universidade Federal de Sergipe. A retomada das atividades foi marcada também pela abertura do V Festival Sergipano de Artes Cênicas. 

Importância

A reforma do teatro faz parte de uma parceria entre o Governo e a Celse, por meio de um Protocolo de Intenções, com vigência de cinco anos e orçado em 15 milhões, que também contemplou as reformas do Arquivo Público de Sergipe e da Biblioteca Pública Epifânio Dória, já entregues. A parceria firmada visa à restauração dos prédios públicos como forma de preservação cultural do patrimônio histórico e social do Estado. 

A presidente da Funcap,Conceição Vieira,  também enalteceu o papel do estado no fomento à cultura. “Um momento de celebração, onde vamos entregar um patrimônio do povo sergipano, o Teatro Tobias Barreto. Quase um ano em reforma, mas valeu a pena esperar, ver os detalhes desde a parte externa, até mesmo a acústica, sonorização, luz, ar condicionado, tudo com a melhor qualidade. Poltronas renovadas, espaços climatizados, agenda cheia até dezembro e isso nos alegra, mostra a responsabilidade social do governador Belivaldo Chagas com o patrimônio e a cultura do povo sergipano”

Reforma e Melhorias

Inaugurado em 2002, com capacidade para mil e trezentos lugares, esta foi a primeira vez que o Teatro passou por uma grande reforma. Dentre as modificações, houve investimento em segurança, com a ampliação e gradeamento do estacionamento, equipamentos de segurança contra incêndio, melhorias na central de refrigeração, novas mesas de som e de iluminação, substituição das poltronas e dos carpetes, novos camarins, fraldários, sala de ensaio para orquestra, novos acessos, além da parte cênica, telhado e pintura.

Outra novidade é que toda a internet do teatro será via Wifi. Além da parte administrativa, terão acesso à rede, os camarins, a parte técnica e o público. 

A adequação da acessibilidade foi um dos grandes pontos fortes da obra. No fosso, foi implantado um elevador, para levar o artista até o palco. Inclusive, em alguns pavimentos, os banheiros foram acrescidos, juntamente com as portas, e foram instaladas barras de apoio, com troca de revestimento, para que se adequassem às normas de acessibilidade.

Capacidade do Teatro

O TTB possui um sistema de iluminação sofisticado, controlado por mesa computadorizada, 1.328 poltronas, divididas entre plateia e mezanino, 11 camarins, seis salas para tradução simultânea, uma para ensaio de orquestra e uma para ballet, além de espaço para exposições, pequenas recepções, oficinas de teatro, estacionamento e área livre.

Fonte: ASCOM/ASN