A+ A A-

Avalie este item
(0 votos)

1-teleferico-aracaju

Ah, sim!  Aracaju tem teleférico! E nem é novidade. Mas mesmo assim, muita gente vem a Aracaju e vai embora sem sequer ouvir falar.

O que, vamos combinar, é uma pena.
Vale a pena se aventurar nas cadeirinhas que atravessam a mata atlântica preservada do Morro do Urubu e o resumido zoológico que também integra o parque.

Todo o aparato de cabos e roldanas liga  a parte baixa à parte mais alta do morro, integrado por duas estações de embarque e desembarque.

Chegando à parte alta, tão logo saia da estação do teleférico,  você irá se deparar com a imagem de Nossa Senhora da Conceição:
2-nossa-senhora-da-conceicao

Mas nem se anime com o mirante aos pés da imagem. A mata cobre a vista e você não vai conseguir ver muita coisa de lá. O que vale a pena mesmo é seguir pela trilha que  leva à rampa de Voo Livre.

3-rampa-de-voo-livre

Embora nunca na vida tenha visto uma asa delta sequer pela região, após uma curta caminhada por dentro do mato, você chega à rampa, que, por sua vez, com ou sem asa delta, propicia uma das melhores vistas de Aracaju.

4-ponte-barra

Depois, é só voltar ao teleférico e, com o mesmo bilhete, retornar à estação de embarque, na parte baixa. De lá, você ainda pode alongar o passeio e o corpo, caminhando pelo parque, sob a sombra agradável de suas árvores centenárias e aproveitando para prestigiar os bichinhos do zoológico.

11-zoologico

O acesso ao parque e ao zoológico é gratuito. O teleférico custa R$ 14,00 por pessoa, com meia entrada para estudantes e policiais (valores praticados em novembro de 2012) e o bilhete garante ida e volta de uma estação a outra.

Confira os horários de funcionamento:

horario-teleferico

Apesar de ser um passeio bacana, o parque não tem muita estrutura e não é tão bem cuidado como outros parques da cidade, como o da Sementeira e o dos Cajueiros, ambos na Zona Sul. Para petiscar, tem o Canto do Chorinho e rolam  umas barraquinhas aos finais de semana, que vendem comida e bebidas ao lado do estacionamento, também gratuito.

11-barraquinhas-ao-lado-do-estacionamento-parque-da-cidade-aracaju

COMO CHEGAR

O caminho mais fácil é via Orlinha do Bairro Industrial. Siga pela Av. Beria Mar (que beira o rio), sentido Centro da cidade. Como se diz por aqui, siga direto sempre na mesma avenida e, lá na frente, já na região do centro, irá surgir a Praça dos Mercados, à sua esquerda. Continue seguindo direto e, após os mercados e o terminal de ônibus, esta avenida faz uma suave curva para a esquerda.  Logo após a curva, você irá virar à direita, na Rua General Calazans:

11-entrada-orlinha-do-b-industrial

Pronto! Esta já é a Avenida da Orlinha do Bairro Industrial. Continue seguindo direto. Você irá passar por baixo da Ponte Aracaju-Barra e continuar seguindo na sua linha reta.

Um pouco mais à frente, à sua direita, você vai ver o Gordo Light (um restaurante muito interessante que trataremos depois):
11-gordo-light

Logo após o Gordo Light, vire na primeira rua à esquerda e siga direto (esta já é a rua do parque), Você irá passar pelo semáforo da esquina do Moinho de Sergipe (à direita, na foto abaixo) e continuar seguindo direto.

Pronto. Logo após cruzar o sinal, em poucos metros você verá a entrada do Parque da Cidade, à direita:
11-parque-da-cidade-entrada

DICA ÚTIL

Aproveitando a ida até o Parque da Cidade, você pode aproveitar para conhecer outros pontos interessantes de Aracaju, que também ficam nesta região da cidade:

- Orlinha do Bairro Industrial – a melhor vista da Ponte Aracaju-Barra e onde você poderá almoçar no Sapatão ou no Gordo Light.

- Colina do Santo Antônio – onde é obrigatório parar e tomar o precioso sorvete  da Colina.

Última modificação em Segunda, 18 Março 2013 00:13
Anna Guimarães

Blogueira no http://misscheck-in.com, viajante, universitária, policial, redatora publicitária. Tudo ao mesmo tempo agora. Por tudo isso, aperta a tecla #vamosfugir sempre que possível. A melhor terapia é o pé na estrada. A melhor viagem é a próxima.

E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.